sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
CONFIRMAÇÃO ON LINE DE PRESENÇA
Vou mostrar agora como criar um formulário que pode ser enviado para os convidados por e-mail ou ser colocado no site do casal. Os amigos acessam, preenchem e clicam em enviar. Segundos depois os dados entram em uma lista única acessada pelos noivos.
Passo 1:
Você precisa ter uma conta no Gmail. Crie gratuitamente clicando aqui. Assim que entrar com seu login e senha você verá uma série de ferramentas disponibilizadas, também de graça, pelo Google. Escolha Documents.
Passo 2:
Você vai entrar em uma área que guarda todos os seus documentos criados via Google: planilhas, textos, apresentações. O bom de criar documentos aqui é que eles ficam armazenados na sua conta Google e podem ser acessados em qualquer computador (não é péssimo quando a gente quer um arquivo que ficou na área de trabalho do computador de casa?). Voltando ao passo a passo: vá até a aba create new e clique em form.
Passo 3:
Mostro abaixo a tela que vai aparecer para você. Os forms são formulários de preenchimento bem fácil. Você pode escolher que tipo de resposta o seu convidado vai dar. Ele vai escrever um texto? Ele vai escolher entre várias opções? Ele vai dar uma nota para alguma coisa? Dá para criar várias caixas de pergunta e resposta mesclando estilos.
Passo 4:
Para ajudar quem tem alguma dificuldade, criei um formulário fictício para confirmação de presença no meu casamento. Nesse modelinho imaginário eu pedi apenas que o convidado escrevesse em um box o nome que estava no convite. Você pode criar muitas outras pedindo para especificar quantas crianças irão, se há alguma restrição alimentar.
Passo 5:
Agora vem uma parte bem interessante: criar o visual da sua lista de confirmação. Bem no alto do seu formulário existe a opção theme. Clique ali e olhe só a quantidade de estilos que aparecem. Há vários com cara de casamento. O meu preferido é o segundo da terceira linha (aquele bolo de casamento é um amor). Escolhi esse para o meu formulário imaginário.
Passo 6:
O tema não aparece automaticamente depois que você escolhe, então não precisa se preocupar achando que algo deu errado. O formulário final, após a escolha do visual, vai aparecer assim.
Passo 7:
Reparou no link em azul que apareceu no pé do seu formulário? Experimente clicar nele. Tcharam! Vai surgir a sua obra prontinha para ser enviada para os amigos. Olha como ficou fofo o meu.
Passo 8:
Pegue o link do formulário (aquele que apareceu lá na barra onde a gente preenche o endereço dos sites) e coloque no seu site. Esse modelo também pode ser usado em chás de panela e aniversários. Como essas comemorações são mais informais, o link pode ser enviado por e-mail. Assim que um dos seus convidados preencher e enviar a lista de confirmações irá sendo abastecida automaticamente. Onde encontrar essa lista? Lá em Documents, o passo 1 deste tutorial.
Deu para entender direitinho? Tentei puxar meus tempos de professora para explicar bem detalhado. Caso você tenha alguma dúvida é só deixar um comentário neste post.
Postado por Gabrieli Chanas
COPIADO E COLADO - DICA MUITO UTIL
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CREDITOS
BOM COMO SEMPRE DIGO AS FOTOS POSTADAS NESTE SITE SAO RETIRADAS DA INTERNET, AS VEZES NAO DECUBRO A ORIGEM DELAS, CASO VC RECONHEÇA ALGUMAS DELAS POR FAVOR ENTRAR EM CONTATO E DEIXAREI OS DEVIDOS CREDITOS...
OBRIGADA
OBRIGADA
Muito, muuuito obrigada!
ResponderExcluirAdaptei os campos conforme minhas necessidades e ficou ótimo!
Adooooooooooooooooreeeeeeeeeeeeiiiiii a dica, nunca imaginei q o google teria esta ferramente tão útil e tá bem elaborada. adorei os temas a formatação do formulário...enfim TDB!!!! =)
ResponderExcluirNossa, essa dica foi ótimaaa.
ResponderExcluirEstava igual uma louca para criar um formulário desse em html. Nunca pensei q o google tivesse essa ferramenta. Virou preferência.